quinta-feira, 21 de maio de 2015

Pára-me de repente o pensamento



Não é um hábito irmos ao cinema para ver um documentário, na maior parte das vezes muito por causa das grandes superfícies às quais temos acesso mais facilitado optarem por filmes que, maioritariamente, vêm das grandes produtoras e estúdios de Hollywood.


Hoje, no entanto, foi diferente, por tudo. Hoje vi algo que me vai acompanhar para o resto da vida. Hoje vi o último documentário de Jorge Pelicano. Gravado no Hospital Psiquiátrico Conde Ferreira é um retrato em movimento, íntimo e que nos dá a possibilidade de andar lado a lado com os pacientes esquizofrénicos daquela unidade hospitalar.

                          

Hoje a única coisa que vos tenho a dizer é para irem ver este lindo documentário. Um documentário onde doentes esquizofrénico nos dão relatos que balançam num limiar entre o perfeito raciocínio, a lucidez e o lado negro da doença, a queda, o abismo.

Entre momentos deliciosos com Alberto, o brilhante e inteligentíssimo senhor Abreu ou a paixão de um casal que se conheceu dentro destas paredes, as confissões, os cigarros partilhados, a imersão neste mundo que é só deles mas cujas portas nos são aqui abertas. Um documentário de pessoas para pessoas.

Mais do que falar do filme, ele merece ser visto. É lindo.

Trailer: https://vimeo.com/109232059

Sem comentários:

Enviar um comentário