Costuma-se dizer que quem faz uma vez faz duas ou três, ora no meu caso
espero vir a fazer mais que uma vez! (“O quê recomeças outra vez um texto com
um inuendo sexual?! Chiça penico que este rapaz deve ter problemas!”) – Não meus
caros! Garanto que não tenho problemas nenhuns, mas quero acreditar que ainda
há regiões de Portugal onde se usa a expressão “Chiça penico”!
OLDBOY (IMDb 8.4/10)
Ora bem hoje vou perder um bocadinho do meu (do vosso?) tempo a falar sobre
o filme que me introduziu ao cinema coreano. Este é um filme envolvente que
fala sobre um homem, bêbado e descuidado com a sua família, que sem razão
nenhuma é raptado e encarcerado durante 15 anos sem contacto nenhum com o
exterior, excepto uma televisão na qual ele podia ver todos os programas e
notícias (televisão onde ele pode ver que é incriminado também pela morte da
sua mulher); Ninguém explica a razão do seu rapto e da mesma forma súbita e
inesperada é libertado apenas para saber que tinha um limite de dias para
descobrir a mesma razão do seu encarceramento ou ele e as pessoas de que lhe
eram importantes seriam mortas.
Este filme é um thriller psicológico intenso no qual podemos ver a
debilidade da mente humana e os efeitos que uma prisão a longo prazo sem
qualquer tipo de contacto com exterior pode fazer a esta. É um filme com um
enredo genialmente composto onde o desejo de sabermos a razão pela qual Oh-Desu
(nome da personagem principal) foi preso e está a ser perseguido impera acima
de tudo! É um filme onde podemos assistir a um dos finais mais imprevisíveis,
inesperados e filosóficos que, eu pessoalmente, já vi. Um filme onde a loucura
e o amor andam de mãos dadas de uma forma absolutamente perigosa e onde a
vingança é um prato que se serve bem frio…
Este é um filme realizado por Chan-wook Park, um dos
mestres do cinema coreano moderno e onde “Oldboy” configura como a segunda peça
de uma trilogia (sem enredo em comum) sobre a vingança, num empreendimento que
este realizador perseguiu de onde nasceram também mais dois fantásticos filmes –
“Sympathy for Mr Vengeance” e “Sympathy for Lady Vengeance” – dois filmes
também de grande qualidade onde a vingança é tema comum entre eles. Três filmes
onde a vingança é servida de maneiras muito diferentes, cruas, metódicas e
assustadoras, onde podemos sentir a crueldade que o ser humano é eventualmente
capaz quando os seus alicerces fundamentais (família) são abalados. Chan-wook
Park neste filme em concreto tem uns rasgos de Quentin Tarantino que tornam
este filme além de intenso e envolvente também muito artístico.
Por fim temos que falar da grande
(ENORME) prestação do actor principal: Min-Sik Choi. Para quem é conhecedor de
cinema coreano sabe que este é um dos mais conceituados e premiados actores
actuais coreanos (e para mim, um dos melhores do mundo), de todos os filmes que
já vi dele esta é a prestação mais perfeita que ele fez. Toda a personagem não
faria sentido, na minha opinião, se não fosse Min-sik Choi a interpretá-la.
Nota do autor (9/10).
PS: POR FAVOR, PELA VOSSA VIDA, NUNCA VEJAM A VERSÃO AMERICANA DO SPIKE LEE!
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